Terceirizar a equipe técnica de e-commerce ou investir em equipe interna?

Terceirizar a equipe técnica de e-commerce ou investir em equipe interna?

 

Uma coisa é certa: todo e-commerce, independente do seu tamanho, necessitará de uma equipe técnica de e-commerce e tecnologia para apoiar nas diversas tarefas em seu dia a dia, seja mandar e-mails, desenvolver banners, landing pages e etc. Diante disso, as empresas se perguntam: devo terceirizar a equipe de e-commerce ou investir em uma equipe interna?

Ter uma equipe interna

Uma das principais vantagens de se possuir um departamento interno é o fato de poder contar com a dedicação exclusiva e integral destes colaboradores. Porém deve-se lembrar que os custos podem ser muito altos por questões das leis trabalhistas e pela necessidade de infraestrutura. Outro ponto relevante é que o comércio eletrônico exige profissionais especialistas em diversas áreas, o que pode tornar financeiramente inviável manter um profissional que domine cada segmento necessário. Também é importante que a empresa tenha a tecnologia em seu DNA e busque aprendizado contínuo na área, pois caso negligencie isso, sua equipe ficará tecnicamente defasada e desmotivada. Veja o valor médio de salários* dos principais profissionais relacionados, segundo o site www.vagas.com.br:

  • Analista de e-commerce – R$ 2.600,00
  • Designer – R$ 2.200,00
  • Front-end Júnior – R$ 1.900,00
  • Especialista em e-mail marketing – R$ 7.600,00

*Profissionais com experiência superior a 2 anos.

Terceirizar a equipe

Atualmente, é possível terceirizar a equipe técnica parcial ou integralmente. É possível contratar os serviços de forma fracionada e em períodos menores, o que se torna um excelente custo-benefício para as empresas que não podem arcar com os altos custos de manter uma equipe completa. A contratação de uma squad terceirizada já é uma realidade e proporciona diversos benefícios:

  • Redução de custos fixos e operacionais
  • Foco no core business
  • Nenhuma preocupação com férias, reposição e treinamento dos profissionais
  • Dimensionamento da equipe conforme a necessidade

Conclusão

Boa parte das empresas acredita que deixar parte dos seus serviços em mãos de terceiros dificulta o controle, porém, na prática tem se demonstrado diferente, pois as empresas que ofertam esse modelo de trabalho disponibilizam formas de acompanhamento detalhado dos projetos e tarefas, garantindo entrega e qualidade do serviço. Agora que você está por dentro dos prós e contras de terceirizar ou manter uma equipe interna, avalie as necessidades e orçamento da sua empresa e verifique o que é mais benéfico para o seu negócio. Se você optou por terceirizar, procure uma empresa referência no setor. Certifique-se de que a empresa possui recomendações dos clientes e profissionais qualificados, como é o caso da DevDog. Possuímos uma equipe com especialistas em design, desenvolvimento, e-mail marketing e diversas outras tecnologias imprescindíveis do ecossistema do e-commerce. Além disso, você também conta com uma ferramenta para acompanhamento das tarefas e horas consumidas x contratadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *