O que são dados estruturados?

Os dados estruturados nada mais são do que características e informações de uma página, em formato padronizado, com intuito de apoiar o mecanismo de busca no entendimento e classificação do conteúdo da página.

O vocabulário utilizado pelo maior buscador da internet, Google, é o Schema.org e nele conseguimos encontrar especificações de vários dados de tipos diferentes de itens, sejam: páginas, produtos, livros, filmes e outros.

Quanto mais marcações de dados realizamos no código, maior é a chance dos robôs lerem e interpretarem os dados da página, e consequentemente maior é a chance de melhorar o rankeamento de sua página nos mecanismos de busca. Além dos benefícios relacionados a SEO, também podemos melhorar a qualidade dos Rich Snippets, apresentando informações mais claras na SERP, aumentando as chances de cliques.

Rich Snippets

As duas formas mais utilizadas para implementação da marcação dos dados estruturados no código de sua página são via Microdata e JSON-LD, na primeira você terá que solicitar que seu programador encontre o bloco onde se está a informação a ser marcada e que aplique a propriedade recomendada pelo Schema.org, na segunda, bastará criar uma estrutura de JSON em qualquer parte do código e que definir todos os dados conforme sugerido pelo Schema.org.

Microdata
<div itemscope itemtype="http://schema.org/Movie">
  <meta itemprop="name" content="Footloose">
  <div itemprop="potentialAction" itemscope itemtype="http://schema.org/WatchAction">
    <a itemprop="target" href="http://example.com/player?id=123">Watch <cite>Footloose</cite></a>
  </div>
</div>

JSON-LD
<script type="application/ld+json">
{
  "@context": "http://schema.org",
  "@type": "Movie",
  "name": "Footloose",
  "potentialAction" : {
    "@type": "WatchAction",
    "target" : "http://example.com/player?id=123"
  }
}
</script>

Normalmente, o formato JSON-LD é o que é aplicado, pois facilita a implementação, pois não tem a necessidade de ficar localizado em meio o código fonte onde está cada informação a ser marcada, além de centralizar toda informação em um mesmo bloco de código. Após implementado, é possível utilizar uma ferramenta fornecida pelo Google para testar se os dados estão no formato correto.

https://search.google.com/structured-data/testing-tool/u/0/?hl=pt-BR

Dados estruturados x E-commerce

Tratando-se de e-commerce, a implementação dos dados estruturados é considerado como essencial, e quanto mais dados estiverem presentes, maiores são as chances de suas páginas conquistarem uma posição relevante nos mecanismos de busca.

Sabemos que boa parte do consumidores utilizam os buscadores para se informar mais sobre os produtos que desejam comprar, sendo assim, ter dados estruturados em sua loja pode ser um decisivo no momento da compra.  Os dados estruturados de produto preveem dados como avaliações, preço, disponibilidade e outros dados importantes.

Exemplo de schema produto:
Rich Snippts de produto

Caso você ainda não esteja usando dados estruturados sua loja virtual LinxCommerce ou esteja com problemas.

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