Checklist para verificar se seu e-commerce está com problemas de conversão

Checklist para verificar se seu e-commerce está com problemas de conversão

Muitos clientes nos abordam com dúvidas de como verificar se há problemas no seu e-commerce  da plataforma LinxCommerce.

A dúvida mais frequente é: “Como identificar mais rápido alguma falha que pode estar afetando diretamente a conversão?”

Pensando nessas dúvidas dos clientes, criamos um checklist com os indicadores de falha mais comuns.  

Por que usar?

Em síntese, através do monitoramento de indicadores de falha você poderá encontrar facilmente os pontos que podem estar prejudicando conversões e vendas na sua loja virtual.  

 

 

1. Status de funcionamento

Acesse a página de status da plataforma LinxCommerce e verifique se há serviço em manutenção ou com instabilidade. A Linx fornece para os lojistas e agências um link onde você consegue consultar o funcionamento dos seus principais serviços como: 

Status geral de cada serviço Status geral de cada serviço

Verificar o tempo de resposta do serviço

Verificar o tempo de resposta do serviço

 Histórico de erros ocorridos Histórico de erros ocorridos  

2. Pedidos de teste

Realize pedidos teste com usuários existentes e novos. Desta maneira você consegue verificar se existe dificuldades ou instabilidades durante o processo de cadastro. Outro teste que pode ser feito nesta etapa, é usar meios de pagamento e cenários diferentes em cada pedido.

Por exemplo: no pedido feito com o usuário existente, selecionar o produto X e pagamento com boleto e no pedido com usuário novo, selecionar o produto Y e pagamento com cartão.  

3. Monitorar os acessos da loja

Existem diversas maneiras de analisar este item. Primeiramente selecione um período para a comparação. Comece verificando os acessos totais, e depois vá afunilando, separando os acessos de campanha e os orgânicos. Se você encontrar discrepâncias nos acessos orgânicos, deverá revisar seus conteúdos SEO.

Podem ter ocorridos problemas associados às URL indexadas de conteúdos. Caso a queda tenha ocorrido nos acessos via campanhas, você irá direcionar a sua atenção para este ponto e revisar seus materiais patrocinados.  

4. Carrinhos abandonados

Este é um dos itens mais negligenciados pelos lojistas. Verifique mudanças de volume de carrinhos abandonados. Este indicador pode demonstrar alguma falha durante o fluxo de compra da loja.

Para ajudar no rastreio deste usuário, a plataforma LinxCommerce disponibiliza o relatório de carrinhos abandonados de todos os clientes cadastrados de sua loja.

Dica de ouro: Nossa recomendação é que você selecione alguns destes casos e entre em contato com o cliente. Desta maneira será possível identificar o motivo da desistência da compra, e se houve dificuldades durante a finalização do pedido.  

5. Cadastros e newsletter

Monitore os cadastros de clientes e de newsletter. Seus cadastros diários caíram? Isto pode demonstrar alguma falha na exibição de alguma informação ou pop-up da loja.  

6. Valor e prazo de entrega

Escolha um CEP de um estado que possui alto volume de vendas para monitorar o valor e prazo de entrega. Alterações destes valores podem causar quedas de conversão.  

7. Configuração de pagamento

Verifique se as regras de pagamento como prazo de vencimento de boleto, número de parcelas, juros de parcelamento não foram alteradas. É comum equipes diferentes realizarem testes para diferentes propósitos.

Está precisando de ajuda para identificar essas falhas?   

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