7 dicas preciosas para não errar na Black Friday!

Não é preciso dizer que a Black Friday já é uma das três datas comerciais mais importantes do ano e que a cada ano vem aumentando o volume de vendas e consumidores no Brasil.

A partir disso vem a pergunta: Como sair na frente na Black Friday e não ter surpresas?

Separamos 7 dicas para você estar preparado e não errar na Black Friday!

 

1. Cache

Nas semanas que antecedem a maior data do e-commerce brasileiro a plataforma reforça o cache dos servidores para poder suportar uma grande carga de acessos, sendo assim, se sua estratégia for de ativar promoções e substituir banners constantemente, saiba que não ocorrerá dentro do tempo esperado. O cache pode até parecer um vilão nessas horas, mas na verdade, ele é o maior aliado para garantir que não haverá quedas da sua loja no período em que há um volume de acessos acima do normal.

 

2. Produtos

Defina os produtos que irá ofertar e monte listas de produtos previamente, facilitando o momento de criar as promoções, vitrines e etc. Se você pretende ofertar produtos com valor bem abaixo do praticado normalmente, a sugestão é que duplique o cadastro do produto e defina o estoque que deseja vender do item, garantindo que após esgotar o estoque, este deixe de ser vendido. Lembrando que as regras de cache são reforçadas pela plataforma e trocar o preço do produto em meio a Black Friday pode demorar muito a acontecer.

 

3. Promoções

Pense as regras promocionais que irá usar no período da Black Friday, teste previamente e deixe inativo até o dia e horário de usar. Uma dica para testar sem que os demais clientes tenham acesso a promoção é defini-la para ser ativa através de um cupom ou de um grupo de clientes onde está apenas o seu cadastro como cliente.

 

4. Banners

Se sua programação para a Black Friday prevê ficar trocando a todo momento os banners da página inicial para ofertar as promoções, isso pode ser uma dor de cabeça. Mesmo que estes estejam previamente cadastrados e programados para exibir em determinado dia e horário, não confie que isso funcionará. Nossa sugestão é que evite mudar a todo momento os banners da loja.

 

5. Formas de pagamento

É muito comum que os clientes saiam fazendo pedidos no boleto para depois decidir o que irão realmente pagar, através deste comportamento surgiu a expressão “Boletar”. Ao fazer isso, a plataforma reserva o estoque do item até que o boleto seja pago ou expire. Para garantir que seu estoque não fique travado com pedidos que você não sabe se realmente serão pagos, pense em reduzir o tempo de vencimento do boleto ou até deixar de usar essa forma de pagamento temporariamente. Estimular o pagamento em 1x no cartão também pode ajudar a reduzir esse transtorno.

 

6. Formas de entrega

Com o aumento do volume de vendas, você pode vir a demorar mais tempo para despachar os pedidos, caso você preveja que isso pode ocorrer, a sugestão é que aumente o número de dias para envio do pedido antecipadamente, pois assim o cliente estará ciente e não gerará reclamações posteriores. Outro ponto que podemos alertar é que é comum a API dos Correios ficar lenta devido ao volume de consultas, para garantir que isso não afetará sua loja, é possível conversar com a plataforma e solicitar que esta use a tabela própria de prazos e valores de entrega, desligando temporariamente a integração com a API.

 

7. Horário de início e fim

Se sua estratégia prevê iniciar as promoções, trocar banners e outros apenas a meia noite do dia da Black Friday, lembre-se que em caso de problemas, o suporte da plataforma não estará 100% disponível.

Por mais que a empresa faça plantão neste dia, o volume de solicitações aumenta e pode demorar para conseguirem retornar. Procure ativar dentro do horário comercial, garantindo que terá apoio da plataforma e agência.

Fique esperto a essas sugestões e prepare-se garantindo que venderá muito e sem inconvenientes.
Ótimas vendas!

5 Replies to “7 dicas preciosas para não errar na Black Friday!”

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

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