6 dicas para turbinar o feed XML do Google Shopping

Feed XML Google shopping

Se você não sabe ainda o que é Google Shopping, saiba que esta ferramenta lançada pelo Google em 2011 é uma das importantes para quem possui uma loja virtual e quer anunciar seus produtos no feed XML.

O que é feed XML Google Shopping?

O Google Shopping tem como objetivo comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao usuário do Google a possibilidade de encontrar produtos diretamente pela pesquisa.

Google Shopping TV LED

Ainda assim, se você já utiliza o feed XML do Google Shopping e quer aumentar sua visibilidade ou atrair mais cliques, fique atento as dicas que te ajudarão a turbinar seus anúncios.

Defina cada variação como um produto único

Ou seja, se os seus produtos possuem variação por cor, tamanho, voltagem ou qualquer outra característica de diferenciação, utilize cada um dos SKUs como um item separado em seu feed XML.

Isso fará com que você apresente mais de uma opção nas listagens do Google Shopping.

Isso  aumentará a chance de seu anúncio ser visualizado.

Use a propriedade Sale Price mas não esqueça da data de validade da promoção

O formato de XML do Google Shopping permite que você utilize a propriedade Sale Price para enviar produtos que estão em promoção. Porém, ele exige que seja enviado junto a propriedade Sale Price Effective Date, que deverá apresentar o período em que essa promoção estará ativa.

Caso você não possua um período definido a sugestão é usar a data atual, isso fará com que o Google entenda que a data de validade é o dia atual, ou seja, 24hs. Se você utiliza alguma bonificação por pagamento usando boleto, será uma boa alternativa informar o preço com desconto neste campo.

Feed x Dados Estruturados

Por vezes o Google Merchant notifica que há inconsistências relacionadas ao preço ou estoque para determinado produto enviado, porém não detalha muito como corrigir a situação ou onde se encontra o problema. Alguns artigos indicam que o Google valida o valor enviado no feed e o valor apresentado na página do anúncio.

Em testes realizados, identificamos que se for identificado que nos dados estruturados o preço ou estoque forem diferentes do que está sendo enviado no feed, há risco de seu anúncio ser rejeitado, pois é identificado que você está tentando burlar o anúncio.  Confira o valor do seu produto usando a Ferramenta de teste de dados estruturados.

Taxonomia

O Google possui uma categorização própria, o que é chamado de Taxonomia, isso significa que não adianta você enviar sua árvore de categorias nesta propriedade.

Busque na lista de categorias do Google qual condiz mais com o produto que você está anunciando e preencha a propriedade Google Product Category com o ID da categoria ou com o endereço completo, a nossa sugestão é que utilize o ID.

GTIN

Não esqueça de enviar a propriedade GTIN! Esta ajuda o Google a identificar seu produto e ajuda a tornar seu anúncio mais fácil para os usuários encontrarem. Vários tipos de números de código são considerados um GTIN, como: UPC, EAN, JAN, ISBN ou ITF-14.

Imagens

O feed permite que seja enviado mais de uma imagem no anúncio. Sendo assim, procure enviar o máximo de imagens possíveis, não esquecendo que é importante enviar imagens em tamanhos grandes e em boa qualidade.

Tudo isso para que o usuário consiga ver os detalhes do produto através da ferramenta de zoom presente no Shopping.

Cuidado com imagens em CDNs

Algumas plataformas de e-commerce utilizam CDNs para hospedar as imagens dos produtos. Consequentemente seu feed irá apresentar o endereço do CDN.

Na hipótese de o robô do Google ter dificuldades pra rastrear a URL do CDN, será apresentado um erro no Gooogle Merchant, porém, não ficará tão claro que o erro é por falta de acesso.

Se identificar erros relacionados a imagem enviada no anúncio e tiver certeza que o endereço presente no feed XML está correto, utilize a ferramenta de rastreamento como robô do Google para identificar se não está relacionado ao bloqueio de acesso do CDN.

Googlebot Simulator

Se você está preciseando de ajuda para turbinar o Feed utilizado na sua loja virtual LinxCommerce.

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